Criar uma Loja Virtual Grátis
Palavra profética
Palavra profética

A benção profética de Noé


 

A benção profética de Noé


É digna de nota a passagem bíblica em que Noé profetiza, bênçãos e maldições, sobre o futuro de seus filhos. Vejamos o texto bíblico:

“Por fim, Noé acordou do seu vinho e soube o que lhe havia feito seu filho mais moço. Ele disse então: “Maldito seja Canaã. Torne-se ele o escravo mais baixo de seus irmãos.” E acrescentou: “Bendito seja Jeová, Deus de Sem, E torna-se Canaã escravo dele. Conceda Deus amplo espaço a Jafé, E resida ele nas tendas de Sem. Torne-se Canaã também escravo dele.” (Gênesis 9:24,25,26,27 TNM)

Note que, quando Noé se reporta à Sem, ele usa o nome especifico de Deus, isto é, Jeová, mas ao se referir à Jafé ele usa o nome genérico “Eloim”, e não “Jeová”. Este pormenor é de suma importância, pois revela a princípio uma profecia concernente ao Deus do pacto dos israelitas.

Esta profecia mostra que dentre os três filhos de Noé que deram início posteriormente a três grandes povos (9:19), a saber: os jafetitas, os camitas e os semitas, os hebreus estavam incluídos através de Abraão. Vejamos então: 

1) Jafetitas (Jafé = engrandecimento): Os descendentes de Jafé formaram os povos, Indo-europeus ou arianos. Esses povos tornaram-se os ancestrais de grandes nações como: Rússia, Lituânia, Polônia, Alemanha, Grécia, Roma, França, Ilhas Britânicas etc...

2) Camitas (Cam = calor): Cão tornou-se pai dos povos da Ásia oriental e da África, como os: egípcios, etíopes, líbios, etc...

3) Semitas, (Sem = nome): Povoaram a Ásia e foram os progenitores dos: iranianos, assírios, turcos e hebreus. 

Há três coisas interessantes sobre os semitas que não podemos deixar passar despercebido neste contexto:

a) O nome de seu pai significava “Nome”, sabemos que os judeus chamavam a Deus muitas vezes simplesmente de “O Nome”, uma substituição para o nome Jeová. Até hoje quando um judeu ortodoxo fala algo sobre a Tora envolvendo sua religião, ele termina a frase com esta declaração, “abençoado seja o seu nome”.

b) Na benção profética de Noé , Sem foi o único filho cujo nome invocado foi Jeová. Todos os outros dois que deram origem às nações não semitas o nome invocado foi Eloim, um nome genérico para Deus.

c) Os hebreus ou judeus, são descendentes diretos de Sem, cujo nome do Deus seria Jeová (Até hoje, quando falamos em anti-semitismo, lembramo-nos imediatamente do preconceito contra os judeus).

Em Gênesis 10:21 se destaca “Éber”, cujo avô era Arfaxade, o terceiro filho de Sem (Gênesis 11:10 a 14). O nome “Hebreus”, se origina de Éber, que significa “vindo do outro lado” ou “que pertence a Éber”. 

Portanto Jeová, seria o Deus dos semitas, e Deus escolheu justamente a descendência de um semita para fazer com eles uma aliança ou pacto (Gênesis 12:1,2,3).

Séculos mais tarde o prenúncio de Noé, cumpriu-se integralmente quando Deus escolheu Moisés para tirar o seu povo da escravidão dos egípcios. Naquele instante, Deus se revelava como o Deus do pacto, até então, desde Noé, eles o conheciam como Jeová, mas ainda não desfrutavam das bênçãos que trazia esse nome, doravante seria o momento exato para que eles (os israelitas) conhecessem o caráter do nome Jeová, pois Deus faria uma aliança com eles para serem seu povo particular, e o nome específico do Deus do pacto seria revelado em toda a sua inteireza neles (Êxodo 19:3,4,5,6).

Concluímos então, que o nome “Jeová”, é o nome de Deus, ligado exclusivamente ao povo de Israel qual nação, é o nome do pacto com os hebreus. Do mesmo modo que a lei só tinha sido dada a Israel e não aos gentios (Deuteronômio 4:8 - Salmos 147:19,20 - Romanos 2:14), assim também o nome Jeová estava ligado exclusivamente a este povo qual nação, nunca aos gentios. 








 

Deus é Fiel 

          

Feliz a nação cujo Deus é o Senhor